domingo, 13 de novembro de 2011


Escolas abandonam giz e investem em lousas digitais
Equipamento permite interação com os alunos por meio de jogos e vídeos.
Cidade de Três Rios no interior do RJ instalou as lousas em parte da rede municipal.
A lousa interativa tornou-se uma grande parceira da professora Eloa que procura rechear as aulas com vídeos sobre atualidades e telejornais. “As crianças são muito visuais e a lousa permite interação. Elas são completamente estimuladas pela imagem. Quando mostro uma atividade na lousa, após explicar uma matéria, eles dizem ‘agora eu entendi'", conta a professora.
A lousa pode projetar imagens, textos, reproduzir arquivos em power point, vídeos, jogos interativos e, ainda, ligada a netbooks que são utilizados pelas crianças. Cabe ao professor criar os conteúdos.
“É possível trabalhar todas as disciplinas. Depende da criatividade do professor, mas a lousa tem de estar estruturada em uma sequência didática”, afirma a professora.
A professora de informática diz que se não fosse a lousa, ela não conseguiria ensinar.  "É muito útil e eu sinto que eles já estão habituados. Não teria como dar aulas de informática sem a lousa digital. É mais fácil trabalhar a parte lúdica e a possibilidade que ela oferece é grande, principalmente quando há a interação. Além do mais, acabou a alergia e o pó na mão por causa do giz. 
A intenção da Prefeitura de Três Rios é instalar as lousas em todas as salas do primeiro ciclo do ensino fundamental, do 1º ao 4º ano, no próximo primeiro semestre do ano de 2012. Para isso, a Prefeitura vai precisar adquirir pelo menos mais 100 unidades do equipamento.

Um comentário:

  1. Muito interessante a iniciativa dessa professora de criar esse método de ensinar com a Lousa interativa. Iniciatica como essa mostra que se tivermos vontade e interesse, conseguimos alcançar objetivos e consequentemente o sucesso no aprendizado dos alunos!

    ResponderExcluir